skip to content

O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2009 com a proposta de formar profissionais aptos a exercer atividades de concepção, projeto, construção e manutenção de máquinas e sistemas mecânicos, considerando os aspectos econômicos, de gestão, de segurança e ambientais. 
A matriz curricular é composta, principalmente, por disciplinas que proporcionam um sólido embasamento em matemática, física e informática. Durante a graduação, o aluno tem a oportunidade de complementar a base teórica do curso com atividades práticas, como experimentação em laboratórios e elaboração de modelos.
Viagens de estudos para o conhecimento de obras de construção mecânica e visitas técnicas às empresas do setor minero-metalúrgico também auxiliam na formação do graduando. Além disso, o aluno pode participar de atividades extracurriculares como congressos, exposições, concursos, premiações, seminários internos ou externos à instituição.
O profissional formado pela UFOP estará ligado diretamente às áreas importantes da Engenharia Mecânica, como Sistemas Térmicos e Conservação de Energia; Projeto e Fabricação; Montagem e Manutenção Industrial.

Área de Atuação
Em relação ao setor industrial, o Engenheiro Mecânico pode atuar na manutenção mecânica correlacionada com processos de diferentes setores tais como: siderurgia, cimento, química e petroquímica, mineração, alimentos, alumínio, portos, automobilística e predial. Outro campo de atuação do Engenheiro Mecânico encontra-se nas áreas científicas de pesquisas e de desenvolvimento tecnológico, incluindo desde a área de engenharia biomédica até as áreas de processos industriais.