Pioneiro no país, o curso de Engenharia Geológica é oferecido desde 1961 pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Apesar de ser uma profissão nova no Brasil, a Geologia como ciência é ensinada desde o século XIX na região de Ouro Preto aos profissionais do setor mineral e metalúrgico formados pela Escola de Minas.
O curso, interdisciplinar, integra disciplinas básicas das áreas da Matemática, da Química, da Física e da Computação em conjunto com disciplinas específicas da área. Os alunos realizam trabalhos de campo que possibilitam colocar em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas, alinhando teoria e prática.
São oferecidas também disciplinas com características específicas como Técnicas de Levantamento Estratigráfico, cujas atividades de campo normalmente são realizadas na região de Morro do Chapéu/Bahia, com duração de 15 dias, e a parte laboratorial no Departamento de Geologia da Escola de Minas. Já o estágio de Mapeamento Geológico é realizado em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Diamantina/MG, com duração de 15 dias, sob orientação de professores da UFOP e da UFMG.