skip to content

Concebido com o objetivo de enfatizar a automação e o controle de processos físico-químicos das indústrias, em especial da indústria minero-metalúrgica, o curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi reconhecido pela Portaria do Ministério da Educação (MEC), em 2004. O curso propõe a formação de  engenheiros capazes de implantar, operar e desenvolver sistemas automatizados.
A grade curricular oferece ao aluno uma base sólida em matemática e física, conhecimentos gerais de ciência da computação, engenharia elétrica, mecânica e processos em engenharia, além de conhecimentos especializados em controle de processos, informática industrial e automação da manufatura e de processo. 
A graduação conta com um corpo docente altamente qualificado e interdisciplinar. Além do enfoque minero-metalúrgico, oferece a oportunidade única de o aluno estudar numa Universidade instalada no coração do parque metalúrgico nacional, proporcionando grandes oportunidades profissionais.

Área de Atuação
Em relação ao setor industrial este profissional pode atuar na automação de processos de diferentes setores tais como: siderurgia, cimento, química e petroquímica, mineração, alimentos, alumínio, portos, automobilística, domótica, etc. Outro campo de atuação do Engenheiro de Controle e Automação encontra-se nas áreas científicas de pesquisas e de desenvolvimento tecnológico, incluindo desde a área de engenharia biomédica até a área de controle de processos industriais.