Oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 1994, o curso de Direito veio suprir a demanda de bacharéis em direito na região dos Inconfidentes. Visa a formar profissionais capazes de analisar disputas e conflitos entre cidadãos, empresas e o poder público, com base na Constituição e no que está estabelecido pelas leis. A grade curricular do curso está estruturada de acordo com as resoluções da UFOP e as diretrizes do MEC, e propõe uma formação interdisciplinar, voltada tanto para o domínio da técnica jurídica, quanto para o desenvolvimento humano do aluno.
O estágio supervisionado incentiva a prática dentro do curso e é realizado em escritórios de advocacia ou órgãos públicos conveniados com a UFOP. Além disso, o curso conta com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que é um programa de extensão que em abril de 2011 abrigava 04 (quatro) projetos. Dentre eles está o Núcleo de Assistência Jurídica de Ouro Preto (NAJOP), cujo objetivo é oferecer aos alunos do curso a prática real, estruturando-se, assim, como um escritório modelo. Nesse Núcleo, os alunos têm a possibilidade de entrar em contato com a prática da profissão, dando assistência jurídica à população carente da cidade.
O curso de Direito na UFOP está situado dentre os mais conceituados do Estado de Minas Gerais por possuir bons índices de aprovação em exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também do Ministério da Educação (MEC).