skip to content

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) teve início no segundo semestre de 2008. Tem como principal objetivo a formação de profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos e comunidades com relação à concepção, organização e construção dos espaços internos e externos. 
O aluno conclui a graduação com uma formação básica que permite a especialização em diversas áreas, como urbanismo, edificação, paisagismo, conservação e a valorização do patrimônio construído, além da proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.
Estruturado semestralmente, o curso de Arquitetura e Urbanismo permite ao aluno aliar a formação teórica à prática, por meio de produção em atelier, experimentação em laboratórios e elaboração de modelos, viagens de estudos para o conhecimento de obras arquitetônicas e conjuntos históricos. Participações em atividades extracurriculares como encontros, exposições, concursos, premiações, seminários internos ou externos à Instituição também complementam a matriz curricular.
O curso propicia um ambiente favorável à interdisciplinaridade e à ampliação de conhecimentos, permitindo o acesso do aluno às disciplinas oferecidas por outros cursos da UFOP. Além disso, os graduandos têm a oportunidade de se envolver com atividades de pesquisa e extensão.

Área de Atuação
Arquitetos e urbanistas atuam projetando e construindo ambientes adequados ao desenvolvimento das atividades humanas, procurando dar solução aos problemas de organização do espaço físico. Criam, projetam, organizam e constroem as edificações residenciais, comerciais e industriais, adequando-as ao meio ambiente e às condições culturais, sociais e econômicas de um determinado grupo social. Atuam, também, no planejamento, desenho e supervisão técnica de espaços por eles projetados. Planejam a construção considerando a finalidade da obra, suas dimensões e expressão plástica, o material necessário e o custo provável, elaborando projeto, maquete e orçamento. Além disso, estão aptos a desenvolver estudos, planos e projetos a fim de promover o crescimento e a revitalização harmoniosa das áreas urbanas, suburbanas e rurais, levando em consideração aspectos geográficos, sociais, econômicos e ambientais.